Pular para o conteúdo principal

Carta do seu filho sobre a Introdução Alimentar


Acabei de completar 6 meses. Resolvi escrever uma listinha de pedidos para facilitar a nossa vida agora que a minha introdução alimentar começou, ok? Por favor, leiam com carinho e acreditem em mim. Vamos lá!
1. Por favor, preparem a minha comida com muitos temperos naturais. Eu não gosto de comida sem graça. Quanto mais cedo eu me acostumar com gostos fortes, menos dificuldade de aceitação eu terei quando crescer.
2. Quando eu demonstrar interesse em pegar a comida com as minhas mãos, por favor, me deixem! Eu acabei de chegar ao mundo e aprendo muito, mas muito mesmo, através do tato. Eu vou fazer muita sujeira, mas vou aprender muito.
3. Por favor, evitem me dar papinha industrializada, principalmente essa novidade do mercado que vem em um sachê. Eu não consigo ver o que está dentro do sachê, então não tenho como aprender sobre o que estou ingerindo. Eu gosto de ver o que como!
4. Quero muito poder experimentar várias texturas. Por favor, não passem meu almoço nem meu jantar no liquificador! Preciso me acostumar desde pequeno a lidar com texturas diversas dentro da minha boca para depois não estranhar nada.
5. Vocês gostam de fazer as refeições sempre sozinhos, sem companhia? Nem eu! Sempre que possível, gostaria de almoçar e jantar no mesmo horário que vocês. Assim, vou aprender várias coisas sobre alimentação observando as pessoas que mais admiro.
6. Por favor, não liguem a TV nem coloquem um aparelho eletrônico na minha frentequando for a hora de comer. Eu preciso me concentrar na comida, para poder aprender direitinho o que está entrando na minha boca.
7. Eu não preciso ficar tomando sucos diariamente, mesmo os frescos e naturais. Eles têm poucas fibras e muita frutose. Quando eu estiver com sede, quero beber água. Quando eu quiser um lanchinho, prefiro comer uma fruta em vez de beber um suco. Além de saudável, o hábito de beber água é também muito mais prático e mais barato! Quando formos passear ou quando eu entrar para a escola, por exemplo, só preciso levar uma garrafinha térmica com água em vez de suco de caixinha.
8. Eu posso ser MUITO feliz na minha infância mesmo que eu não coma açúcar regularmente. O açúcar não tem nutriente algum e muito provavelmente vai viciar meu paladar, fazendo com que eu deixe de comer coisas mais amargas, como alguns vegetais. Na hora do lanche, por favor, me deem uma banana e não um biscoito maizena.
9. Por favor, não me forcem a comer. Se vocês me forçarem, estarão dando o pontapé inicial para eu desenvolver uma péssima relação com a hora da refeição. E isso pode durar a vida toda.
Acho que é isso que eu tinha para pedir. Podem acreditar em mim. Eu garanto que o esforço nessa primeira etapa vai mostrar resultados lá na frente.
Um beijo,
Seu filho.
 Esse texto é da Marisa Silveira do site Eco Maternidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vacina H1N1 : Tudo que você precisa saber!

No Brasil estão ocorrendo uma série de casos de gripe H1N1, por isso mais do que nunca é essencial vacinar o seu bebê maior de seis meses e se vacinar. Mas é claro que a vacinação pode gerar uma série de dúvidas. A seguir esclarecemos as principais questões: Quais são os vírus que a vacina protege? A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina contra gripe imuniza contra resfriado? Não, pois o resfriado é diferente de gripe. A vacina não imuniza contra o resfriado causado por outros vírus. Há alguma contraindicação da vacina? A vacina só não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação. A vacina contra a gripe causa algum efeito colateral? Não. A vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Isso pode ser asso

Viajar com bebês e crianças

Viajar com bebês requer alguns cuidados que não são necessários em viagens que envolvem apenas adultos. É preciso ficar atento as principais necessidades dos pequenos. Especialmente nesta fase em que eles estão se ambientando com o mundo e podem estranhar qualquer mudança brusca. Selecionamos algumas dicas para você que pretende viajar com bebês nos próximos meses ou até mesmo para quem já está com viajem marcada. A maioria das companhias aéreas aceitam o embarque de bebês após o 7º dia de vida, variando conforme o regulamento de cada empresa. Mesmo assim os médicos recomendam que o bebê viaje de avião após os 45 dias de vida. Período que estará devidamente imunizado e preparado para esta experiência. Sobretudo por ser algo estressante tanto para os pais como para o bebê, que ainda não é capaz de compreender a situação. É impostante lembrar que bebês e crianças com até 2 anos de idade viajam no colo dos pais, não tendo direito a um assento no avião. Durante a viagem v

A primeira férias da família cor de rosa

Há dois anos Julinha já insistia para ir ao BeachPark (viva a dicoverykids), e acabamos comprando um pacote de viagens... Há dois anos atrás estávamos planejando essa viagem... e eis que no meio do caminho eu engravidei das gêmeas... o tempo foi passando e agora prestes a expirar nosso pacote de viagens, pensamos que seria uma boa hora para tentar ir...  Ia ser como um presente para a Julinha, que andava com muitos ciúmes pela chegada das gêmeas... ela sabia que estávamos indo por ela e para ela, como nos velhos tempos. Alias, ela nunca deixou de ser prioridade. Infelizmente, 2 dias antes de viajamos julinha caiu e teve que dar pontos no queixo... íamos para o beachpark e ela não poderia nadar logo que chegasse. Mas também não poderíamos deixar de ir, depois de tanta expectativa... E lá fomos nós. Eu, Pedro e as 3 meninas rumo à Fortaleza. Resolvemos levar o carrinho das gêmeas. Pode ir até a porta do avião e despachar de lá... e após o voo, pega também já no d